Sistemas Especialistas: O que são, onde vivem, como se reproduzem?

Hoje no Globo Repórter! Brincadeiras a parte, muitas pessoas conhecem o que é um sistema especialista sem saber que ele é um sistema especialista. Ficou confuso? Vamos com calma.

Um Sistema Especialista nada mais é do que um sistema que recebe várias fontes de informação e de forma automatizada toma alguma decisão, mimetizando o raciocínio de algum especialista no assunto. Até pouco tempo atrás, esse tipo de sistema era uma necessidade da administração e uma barreira a ser superada pela computação. Acontece que nos últimos 30 anos, essa barreira foi sendo superada, dando origem a novas tecnologias como machine learning, business inteligence, inteligência artificial, redes neurais, reconhecimento de padrões que estão sendo cada vez mais utilizadas em Sistemas Especialistas. Percebeu que você realmente já sabia o que era um Sistema Especialista?

Alguns exemplos de Sistemas Especialistas que utilizam as tecnologias citadas acima para criar novos produtos:









- Chatbots, uma das "novidades" tecnológicas com maior crescimento na adoção, estão deixando de ser um simples sistema de "if-else" e adotando tecnologias como reconhecimento de linguagem natural, inteligência artificial e redes neurais para entender mais os clientes e aprimorar as respostas;


- Reconhecimento facial e biométrico. Dificilmente um celular fabricado em 2021 não terá um leitor de digitais embutido, bem como o número de produtos como fechaduras e câmeras de vigilância que contam com reconhecimento facial;


- Carros autônomos. Tendo a Tesla como a principal fabricante, carros autônomos são uma das grandes apostas da indústria para os próximos anos, sendo equipados com sistemas de condução autônoma alimentado através de diversos sensores espalhados pelo carro que são capazes de conduzir o carro, através do piloto automático, e evitar alguns acidentes. Entretanto, nem sempre as melhores escolhas são tomadas e uma grande nuvem de poeira ética paira por cima do uso desse tipo de sistema.


Agora diz aí, gostou de aprender um pouco mais sobre como os sistemas especialistas são utilizados na prática?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.